Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sexual behavior of university students in the context of the COVID-19 pandemic: a mixed-methods study / Comportamiento sexual de los estudiantes universitarios en el contexto de la pandemia de covid-19: un estudio de métodos mixtos / Comportamento sexual de universitários no contexto da pandemia da COVID-19: um estudo de método misto

Rev. Esc. Enferm. USP; 57: e20230116, 2023. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1529423
RESUMO

Objetivo:

Analisar os comportamentos sexuais de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19.

Método:

Estudo misto, realizado em quatro campus de uma universidade pública na Paraíba, Brasil, entre março de 2021 e abril de 2022. A pesquisa seguiu os preceitos éticos.

Resultados:

Foram incluídos 404 universitários, com idade média de 23,7 anos de idade, com predomínio do sexo feminino, pardo e solteiro. A prevalência de infecções sexualmente transmissíveis por autorrelato foi de 7,9%. Estudantes do sexo masculino apresentaram com maior frequência a prática de comportamentos sexuais de risco. A regressão logística múltipla indicou que universitários com idade igual ou superior a 25 anos, que praticaram relação sexual casual nos últimos 12 meses e já receberam ou pagaram em troca de relação sexual apresentaram maiores chances de incidência de infecções sexualmente transmissíveis. A análise de conteúdo evidenciou que o isolamento social refletiu na diminuição do consumo de álcool e outras substâncias, redução de práticas sexuais, aumento do uso de redes sociais, assim como na baixa adesão ao preservativo.

Conclusão:

O distanciamento físico repercutiu no comportamento sexual de estudantes universitários, assim como no consumo de álcool e outras substâncias.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1