Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre discriminação racial e cárie dentária em adolescentes / Association between racial discrimination and tooth decay in adolescents / Asociación entre discriminación racial y caries en adolescentes

REVISA (Online); 13(1): 207-217, 2024.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1532076

Objetivo:

Identificar a associação entre a presença de discriminação racial e a situação de saúde bucal relacionada à cárie dentária.

Método:

Estudo transversal, com amostra de 209 adolescentes, avaliados em ambiente escolar através da aplicação de questionário e exame clínico bucal. As variáveis foram discriminação racial percebida, sociodemográficas e cárie dentária (presença de pelo menos um dente cariado). Os dados foram analisados pelos testes de Qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher e pela Regressão Logística Múltipla.

Resultados:

A maioria dos adolescentes era negra (66%), do sexo feminino (56,2%), com idade entre 14 e 16 anos (56%), heterossexual (73,2%) e cristã (59,3%). Em relação à situação socioeconômica 41,1% recebiam bolsa família e 19,2% tinham renda familiar de até um salário mínimo. A maior parte dos respondentes apresentou cárie (97,5%) e cerca de um quarto perdeu algum dente permanente. O índice médio do CPO-D foi de 3,7. Houve associação entre a raça/cor conforme o IBGE (p=0,033) e pela escalade cores da pele (p=0,012) e a ocorrência de cárie dentária. Adolescentes negros apresentaram duas vezes mais chances de terem cárie dentária (OR=2,11;IC=1,08-4,15).

Conclusão:

Os achados deste estudo permitem concluir que observou-se associação entre discriminação racial e cárie dentária.
Biblioteca responsável: BR2040.1