Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção e experiência de profissionais da saúde sobre prevenção da tuberculose latente na atenção primária

Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1534164

Objetivo:

Analisar a percepção e a experiência de profissionais da saúde sobre prevenção da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) no contexto da Atenção Primária. Material e

Método:

Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com oito profissionais de saúde da atenção primária, de três regiões do Brasil (Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e do Distrito Federal. Os dados foram coletados por entrevista coletiva semiestruturada com a questão norteadora Quais é a percepção e a experiência dos profissionais da atenção primária à saúde na prevenção da Infecção Latente por Tuberculose? Realizou-se análise de conteúdo pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Agrupamento dos discursos coletivos 1) experiência e supervisão de tratamento da ILTB para pessoas em situação de vulnerabilidade; 2) cuidados familiares e a importância da Estratégia Saúde da Família no tratamento da ILTB; 3) campanhas de prevenção da ILTB; e 4) fragilidade na integração com serviços especializados e ausência de fluxos assistenciais/linha de cuidado.

Conclusão:

As ideias do discurso coletivo expressam a necessidade de mudanças na gestão do trabalho em saúde no nível de atenção primária, a fim de potencializar as ações de prevenção e tratamento existentes, considerando a educação permanente, a definição de fluxos assistenciais e de linhas de cuidado, com destaque para a população em situação de vulnerabilidade.
Biblioteca responsável: CL1.1