Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da implementação da Classificação de Risco no acolhimento de uma Unidade Básica de Saúde de Franco da Rocha / Analysis of the implementation of the Risk Classification in the reception of a Basic Health Unit in Franco da Rocha

São Paulo; s.n; 2023. 113 f p.
Tese em Português | CONASS, SES-SP, SESSP-ISPROD, SES-SP, SESSP-ISACERVO | ID: biblio-1537946
Apresentada a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde para obtenção do grau de Doutor. Orientador: Paula, Silvia Helena Bastos de.
A atenção primária em saúde tem como incumbência o acolhimento à demanda espontânea para que seja feito isso com uso de métodos clínicos existentes em várias literaturas como é o caso da estratégia da Classificação de Risco que é adotada em serviços de urgência e tem se mostrado eficaz na gestão de filas, também quando aplicada no setor primário. O Sistema Único de Saúde tem a função orgânica de buscar o uso racional dos recursos disponíveis e do acesso à rede de atenção. Uma das formas se dá por meio da organização das agendas que tenta acomodar a procura por atendimento e a oferta de serviços. Desse modo, por sua estruturação buscar atender a gestão do fluxo de usuários, se faz necessário conhecer o problema apresentado por quem está demandando por acolhimento para prevenir agravamento de quadros e a perca da oportunidade para atuação.

Objetivo:

Analisar o processo de implementação da estratégia Classificação de Risco em uma Unidade Básica de Saúde da Estratégia Saúde da Família do município de Franco da Rocha com foco no acolhimento e ênfase no agendamento de consulta.

Método:

Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, pesquisa participante com intervenção e avaliação de implementação. As etapas incluíram levantamento bibliográfico, entrevistas com informantes-chave, conhecimento do perfil de algumas demandas espontâneas ou diretas e Grupo Focal com a participação dos profissionais de saúde e foram respeitados os preceitos éticos estabelecidos pelas resoluções do CNS 466/2012 e 510/2016. A análise qualitativa de dados foi feita por análise de conteúdo temático. Os dados da descrição do processo de acolhimento foram analisados a partir do disposto no quadro Conceitual Consolidado para Pesquisa de Implementação (CFIR), o agendamento acerca da tríade proposto por Donabedian com aspectos de estrutura, processo e resultados, e a avaliação após a implementação construído com apoio nos indicadores de implementação dos estudos de Bastos de Paula (2017) e Peters, Tran e Adam (2014).

Resultado:

A exploração e descrição de contexto permitiu identificar que, o número de Equipe de Saúde da Família por habitante, a localização da unidade no território e a disponibilidade de medicamento causam maior impacto para a qualidade do serviço. Na instalação da gestão da demanda por meio do Acolhimento com Classificação de Risco, favoreceu melhor resposta frente às queixas apresentadas pelos usuários. Na implementação, é preciso fazer reuniões sistemáticas como espaço para o planejamento da sustentabilidade das estratégias de serem adotadas bem seu como monitoramento e avaliação e prováveis alterações. Considerações Finais À organização de tarefas e responsabilidades no ambiente em estudo adotando-se a Classificação de Risco, se bem pactuadas dentro e entre indivíduos e equipes, resulta em um clima favorável ao desempenho das atividades dos profissionais bem como torna o processo de trabalho com maturidade suficiente para o bom desenvolvimento de vínculo em relação ao tamanho de uma organização e seus usuários e suas demandas.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1