Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Association of chlorhexidine and high fluoride dentifrice on Streptococcus mutans viability using an in vitro biofilm model / Associação de clorexidina e dentifricio com alta concentração de flúor na viabilidade de Streptococcus mutans em um modelo de biofilmes in vitro

Braz. dent. sci; 19(3): 9-13, 2016. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BBO | ID: biblio-830976

Objetivo:

este estudo avaliou, o efeito do dentifrício com alta concentração de fluor (F), da clorexidina (CHX) e da associação destes na viabilidade de Streptococcus Mutans (SM) utilizando um modelo de biofilme in vitro.

Materiais e Métodos:

biofilme cresceram anaerobicamente em lamínulas de vidro suspensas, verticalmente, em placas de 24 poços por 5 dias. Após 48h do crescimento inicial, o biofilme formado foi submetido a um tratamento por 72h, 2x/ dia com CHX 0.12%, F na forma de NaF a 0.08% e 0.4%, suas associações, CHX 2% (controle positivo) e solução salina (controle negativo). Os dados obtidos foram transformados e submetidos ao ANOVA e teste de Tukey e em seguida analisados por meio do SAS, com significância fixada em 5%.

Resultados:

isolada ou em associação com as diferentes concentrações de F, a CHX demonstrou maior potencial em reduzir os níveis de SM quando comparada ao uso isolado de F em ambas concentrações ou com o controle negativo (p < 0,05).

Conclusão:

o uso da combinação de F e CHX não apresentou efeito adicional na redução dos níveis de SM quando comparado ao uso isolado de CHX.
Biblioteca responsável: BR243.1