Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Extracurricular activities: a comparative perspective among health colleges in Brazil and Ireland / Atividades extracurriculares: uma perspectiva comparativa entre faculdades de saúde no Brasil e na Irlanda

ABCS health sci; 43(2): 97-103, 02 ago. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-908974

INTRODUÇÃO:

A universidade influencia o desenvolvimento psicossocial e cognitivo dos estudantes, moldando sua visão geral acerca da carreira profissional. As atividades extracurriculares (AEs) representam formação complementar no contexto universitário, aprimorando habilidades críticas e técnicas.

OBJETIVO:

Descrever o perfil das atividades extracurriculares desenvolvidas em duas diferentes universidades Universidade do Estado do Pará (UEPA), no norte do Brasil, e o Waterford Institute of Technology (WIT), no sudeste da Irlanda, no período de Março a Maio de 2015.

MÉTODO:

O estudo caracteriza-se como descritivo, transversal e observacional, com casuística de 452 universitários de 5 cursos Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional na UEPA (n=306), Promoção de Saúde e Estudos de Saúde, Exercício no WIT (n=146). Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável.

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes desenvolvia atividades extracurriculares (80%), com maior participação feminina (60%). Os estudantes acreditam que as AEs contribuem para sua formação (87%) e tiveram suas motivações iniciais satisfeitas (97%). Entre as atividades mais desenvolvidas estão ligas acadêmicas, estágios e pesquisa científica na UEPA e voluntariado e associações atléticas no WIT.

CONCLUSÃO:

Este estudo demonstrou que as atividades extracurriculares mais frequentemente desenvolvidas pelos graduandos da Universidade do Estado do Pará são estágios profissionais, ligas acadêmicas e pesquisa, enquanto entre os graduandos do Waterford Institute of Technology predominam a participação em voluntariado e associações atléticas. Tais divergências refletem questões de ordem social, cultural e econômicas das respectivas sociedades, podendo ter impacto no perfil de profissional formado.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1