Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características demográficas, de salud, necesidades de cuidado y diagnósticos de enfermería de personas hospitalizadas que sufren trastorno afectivo bipolar / Demographic and Health Characteristics, Care Needs and Nursing Diagnoses in Hospitalized Individuals with Bipolar Affective Disorder / Características demográficas, de saúde, necessidades de cuidado e diagnósticos de enfermagem de pessoal hospitalizado sofrendo transtorno afetivo bipolar

Investig. enferm; 21(1)2019. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-995498

Introdução:

O transtorno afetivo bipolar (TAB) é uma doença mental crônica mais frequente em mulheres do que em homens. A prevalência no mundo é de 1 % e na Colômbia é de 1,2%.

Objetivo:

Descrever as características demográficas, de saúde, necessidades de cuidado e diagnóstico de enfermagem em pacientes internos com diagnóstico de TAB na Clínica Psiquiátrica Nuestra Señora del Sagrado Corazón.

Método:

Estudo descritivo retrospectivo. Selecionaram-se 158 relatórios clínicos entre janeiro e junho de 2015. A informação foi coletada das anotações de admissão da equipe terapêutica, e para as necessidades de cuidado foram utilizados padrões funcionais de Marjory Gordon.

Resultados:

55,7% foram mulheres, com idades entre 19 e 82 anos, 71,5% foram residentes em Medellin, 47,5% solteiros, 19% tinham ensino médio. 66,5% apresentou sintomatologia própria do TAB no momento do ingresso; o diagnóstico CIE-10 mais frequente foi TAB-episódio maníaco, presente com sintomas psicóticos. As necessidades encontradas, de acordo com os padrões de Marjory Gordon, foram falta de introspeção, presença de insônia, alucinações e autoagressão. Para tais necessidades os diagnósticos de enfermagem foram deterioração da tomada de decisões independente, transtorno do padrão de sonho e risco de violência autodirigida.

Conclusões:

As informações demográficas e de saúde são semelhantes às caraterísticas relatadas por outras pesquisas. Tanto as necessidades de cuidado quanto os diagnósticos de enfermagem são congruentes com a incapacidade mental que impede um adequado autocuidado.
Biblioteca responsável: CO185.1