Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento de modelo de peritonite bacteriana para avaliaçäo do tratamento mediante acesso laparotômico e video-laparoscópico / Development a model of bacterial peritonites for the treatments through laparotomy and video-laparoscopy

Acta cir. bras; 16(supl.1): 9-12, 2001. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-317537

Introduçäo:

O emprego do acesso videolaparoscópico no tratamento das afecçöes digestivas que cursam com peritonite generalizada é motivo de controvérsia.

Objetivo:

Desenvolver um modelo de peritonite bacteriana para avaliaçäo do tratamento mediante acesso laparotômico e videolaparoscópico.

Métodos:

Ratos machos Wistar foram submetidos à ligadura de ceco (CLP) sob molde rígido de 3mm de diâmetro; na seqüência foram feitas 14 punçöes no ceco com agulha 15X10. Após 6 horas de induçäo da peritonite, os animais foram tratados mediante laparotomia ou videolaparoscopia e avaliados com base nas hemoculturas e na taxa de mortalidade. O tratamento consistiu de tiflectomia seguida ou näo de lavagem da cavidade peritoneal com soluçäo fisiológica.

Resultado:

A mortalidade após CLP sem tratamento foi de 90 por cento em uma semana. As hemoculturas positivas para bactérias após 3 horas variaram de 80 a 100 por cento e após 24 horas de 60 a 80 por cento, nos animais tratados com laparotomia sem lavagem do peritôneo e com videolaparoscopia seguida ou näo de lavagem peritoneal. Todavia, a mortalidade após laparotomia foi de 20 por cento e após videolaparoscopia foi de 80 por cento.

Conclusäo:

O modelo experimental desenvolvido induz a peritonite grave, e a bacteremia associada ao tratamento videolaparoscópico tem alta letalidade.
Biblioteca responsável: BR1.2