Transmissão peri-domiciliar e fatores de risco para aquisição de leptospirose durante epidemias urbanas em Salvador, Bahia / Peri-domiciliar transmission and risck factors for leptospirosis aquisition during urban epidemics in Salvador, Bahia
Salvador; s.n; 2003. ix,76 p. graf.
Thesis
em Pt
| LILACS
| ID: lil-359693
Biblioteca responsável:
BR526.1
Localização: BR526.1; R616.95098142, M152t / BR344.1
RESUMO
A leptospirose é causada por espiroquetas do gênero Leptospira. Estima-se que apenas 10 por cento dos casos clínicos evoluam para formas graves. Tradicionalmente, a leptospirose é considerada uma doença esporádica associada com fatores de risco profissionais e atividades recreacionais, porém, no Brasil, epidemias urbanas anuais tem emergido. Nesse cenário, fatores de risco para leptospirose, associados ao trabalho e ao ambiente peri-domiciliar foram identificados. OBJETIVOS - 1- Avaliar a exposição prévia a leptospiras patogênicas, no nível comunitário, e investigar fatores de risco para infecção prévia por leptospira; 2- Determinar a existência de transmissão peri-domiciliar da leptospirose, no cenário das epidemias urbanas. MÉTODOS:
Um estudo de caso-controle comparando a taxa de infecção prévia por leptospira ( título recíproco do MAT > 25) entre contactantes domiciliares de casos graves de leptospirose e indivíduos vizinhos controle. RESULTADOS- Foi observada uma elevada prevalência de infecção prévia na população deste estudo , 10 por cento. Além disso, mulheres e crianças na comunidade são expostos a leptospirose, diferindo dos casos graves, em que mais de 80 por cento são homens adultos, não sendo conhecidos os fatores determinantes desta discrepância. A comparação da taxa de infecção prévia por leptospira ( título recíproco no MAT > 25 ) nos contactantes domiciliares de um caso índice de leptospirose grave e contactantes domiciliares de indivíduos controle sadios mostrou que entre 63 contactantes domiciliares de 20 casos índice e 182 indivíduos controle vizinhos, de 52 domicílios, 27 por cento (17) e 4 por cento (7) apresentaram evidência sorológica para uma infecção por Leptospira ( OR ajustado 8.38, 95 por cento CI 2,68-26,25). CONCLUSÕES _ Foi observada uma elevada prevalência (7,5 por cento) infecção prévia por leptospira na população estudada . Mulheres e crianças são expostos igualmente, na comunidade. Fatores de risco ocupacionais e associados ao ambiente peri-domiciliar foram identificados. Contactantes de casos índice tiveram mais que 5 vezes o risco de uma infecção prévia do que seus vizinhos controle, indicando a importância da transmissão no ambiente peri-domiciliar.
Buscar no Google
Bases de dados:
LILACS
Assunto principal:
Surtos de Doenças
/
Leptospirose
Tipo de estudo:
Etiology_studies
/
Observational_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
/
Screening_studies
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2003
Tipo de documento:
Thesis