Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho / Impact of preoperative outpatient evaluation clinic on performance indicators

Rev. bras. anestesiol; 55(2): 175-187, mar.-abr. 2005.
Artigo em Português, Inglês | LILACS | ID: lil-416708
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da implantação de Clínica de Avaliação Pré-Operatória Ambulatorial (APOA) em indicadores de desempenho do centro cirúrgico.

MÉTODO:

Durante cinco anos acompanhou-se, prospectivamente, o total de consultas APOA; o total de cirurgias realizadas; o total e os motivos de suspensão das cirurgias; as cirurgias realizadas em regime ambulatorial ou com o paciente internado; a taxa de suspensão das cirurgias e a média de permanência dos pacientes internados. Os motivos de suspensão das cirurgias foram divididos em causas médicas e administrativas. A taxa de suspensão foi apresentada em percentual, a média de permanência, em dias de permanência. Os demais indicadores foram apresentados como total. O estudo foi dividido em cinco períodos - Pré-APOA, APOA 1, 2, 3 e 4 - correspondendo, respectivamente, aos anos de 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002. Em cada ano, a variação percentual dos indicadores foi comparada com o ano anterior e com o Ano Pré-APOA. Para verificar as interações entre os indicadores, foram estabelecidas razões.

RESULTADOS:

A Clínica de APOA, exceto para o total de cirurgias realizadas, apresentou melhora de todos os indicadores acompanhados. Essa melhora foi menor no início, crescente e mais significativa no ano APOA4. Houve diminuição do número total de cirurgias suspensas, principalmente por causas administrativas, diminuição da taxa de suspensão de cirurgias e da média de permanência, sendo essa diminuição crescente e mais acentuada no ano APOA4. Existe correlação (r = 0,977) entre a taxa de suspensão de cirurgias e a média de permanência dos pacientes internados.

CONCLUSÕES:

Existem alterações significativas nos indicadores. A melhora é gradual e progressiva, à medida que se avança em anos em relação ao desenvolvimento da Clínica de APOA, e repercute na melhoria dos indicadores.
Biblioteca responsável: BR14.1