Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aumento da expressão bcl-2 em carcinoma basocelular agressivo da região de cabeça e pescoço / Increase of bcl-2 protein expression in aggressive basal cell carcinoma of head and neck

Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr; 6(3): 267-272, set.-dez. 2006. ilus, graf
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: lil-455407

Objetivo:

O objetivo deste trabalho foi verificar a expressão da proteína bcl-2 em 22 carcinomas basocelulares (CBC) cutâneos da região de cabeça e pescoço, e comparar esta expressão com o grau de agressividade do tumor. Materiais e

Método:

Os tumores foram histologicamente classificados em agressivos e em não-agressivos e depois submetidos à técnica de imunoistoquímica com o método da estreptavidina-biotinaperoxidase utilizando-se um anticorpo anti-bcl-2.

Resultados:

Após a análise morfológica, 16 tumores (72,7 por cento) foram considerados do tipo agressivo e 6 (27,3 por cento) do tipo não agressivo. A análise imunoistoquímica mostrou que 13 (50,1 por cento) foram positivas enquanto que nove (40,9 por cento) foram negativas para a proteína bcl-2. Considerando-se as lesões positivas, 12(92,3 por cento) eram CBC agressivos e apenas um (7,7 por cento) não agressivo. A relação entre a expressão da proteína bcl-2 e a agressividade tumoral foi estatisticamente significante (p<0,05- Teste exato de Fisher).

Conclusão:

Os resultados sugerem que existe uma relação entre a expressão da proteína bcl-2 e o grau de agressividade histológica nos CBC de cabeça e pescoço no grupo estudado.
Biblioteca responsável: BR1264.1