Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capacidade funcional em indivíduos com lesão de medula espinhal / Capacidad funcional en individuos con lesión en la médula espinal / Functional ability in individuals with spinal cord injury

Acta paul. enferm; 23(3): 321-327, maio-jun. 2010. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-554317

OBJETIVOS:

Investigar características de indivíduos com lesão de medula espinhal atendidos em hospitais públicos de Ribeirão Preto - São Paulo, e avaliar a independência funcional segundo nível de lesão, tempo pós-lesão e reabilitação.

MÉTODOS:

Estudo de observação transversal realizado de janeiro de 2003 a julho 2006 abrangendo 22 pacientes atendidos nesses hospitais, com avaliação da capacidade funcional pela escala Medida de Independência Funcional (MIF).

RESULTADOS:

Dos 22 pacientes que sobreviveram após saída hospitalar, 91 por cento eram homens, com idade de 30 a 39 anos (36,4 por cento). A etiologia principal da referida lesão foi acidente de trânsito (50 por cento) e 11 pacientes (50 por cento), tiveram lesão cervical, 10 (45,5 por cento) lesão torácica e um lesão lombar. Nos indivíduos com lesão cervical os escores na MIF total e motora foram menores implicando em menor capacidade funcional. Observou-se aumento dos escores da MIF com o aumento do tempo pós-lesão, independente da participação em programa de reabilitação.

CONCLUSÕES:

Os resultados apontam aspectos essenciais para a proposição de programa de reabilitação para esta população no contexto estudado.
Biblioteca responsável: BR1.1