Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diversidade de flebotomíneos no Município de Ilhéus, Bahia / Diversity of phlebotomine Sand Flies in Ilheus, State of Bahia, Brazil

Epidemiol. serv. saúde; 19(3): 239-244, 2010. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-566831

Objetivo:

esse estudo visou identificar espécies de flebotomíneos em áreas rural e urbana de Ilhéus-BA, com registros humanos de leishmaniose tegumentar americana, e a possibilidade de infecção natural desses insetos e hamsters sentinelas.

Metodologia:

capturou-se com armadilhas luminosas tipo CDC e capturador tipo Castro, 4.476 flebotomíneos entre julho de 2007 e março de 2009, com 3.384 exemplares identificados morfologicamente, e os demais dissecados; hamsters foram expostos à picada dos insetos e avaliados quanto a susceptibilidade à infecção.

Resultados:

a identificação de espécies mostra a diversidade da fauna. Das 14 encontradas em área rural, as mais abundantes foram Lutzomyia fischeri (45,2 por cento), Lutzomyia whitmani (41,1 por cento) e Lutzomyia choti (9,84 por cento); na urbana, foram nove exemplares distribuídos entre quatro espécies. A dissecção das fêmeas não demonstrou infecção natural, e nenhum dos 42 hamsters revelou leishmanias em meio de cultivo.

Conclusão:

os dados indicam manutenção de ciclo zooótico de transmissão apenas em área rural.
Biblioteca responsável: BR275.1