Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Parental stress in mothers of children and adolescents with cerebral palsy / Estresse parental em mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral / Estrés familiar en madres de niños y adolescentes con parálisis cerebral

Rev. latinoam. enferm. (Online); 22(3): 440-447, May-Jun/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-714858

OBJETIVOS:

avaliar o estresse parental de mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral; verificar se o estresse parental sofre variações dependentes do nível de comprometimento motor, das fases da vida em que os filhos se encontram e de variáveis sociodemográficas.

MÉTODO:

estudo transversal e descritivo com 223 mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral.

RESULTADOS:

das mães, 45,3% apresentaram altos níveis de estresse, existem diferenças no estresse entre as mães de filhos com leve e grave comprometimento motor, mães de crianças maiores estavam mais estressadas do que mães de crianças menores e de adolescentes, o trabalho remunerado e o lazer reduziram o estresse.

CONCLUSÃO:

mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral, cujos filhos apresentam comprometimento motor, de leve a grave, são vulneráveis ao estresse parental. Trabalho remunerado e atividades de lazer foram os fatores que mais contribuíram para reduzir o estresse. .
Biblioteca responsável: BR1.1