Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Knowledge of health professionals about pain and analgesia / Conhecimento dos profissionais de saúde sobre dor e analgesia

Rev. dor; 16(3): 204-209, July-Sept. 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-758129
RESUMOJUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

O alívio da dor é um direito humano básico e uma questão ética que envolve todos os profissionais de saúde. O objetivo deste estudo foi descrever o conhecimento dos profissionais de uma equipe hospitalar multidisciplinar sobre o tema dor e analgesia.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. A amostra foi constituída por 33 médicos, 26 enfermeiros, 10 fisioterapeutas, 8 farmacêuticos e 5 psicólogos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicável que abrangia conhecimentos sobre definições e tipos de dor, avaliação e mensuração, tratamentos farmacológico e não farmacológico, e formação profissional em dor. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva simples e apresentados na forma de tabelas.

RESULTADOS:

Os participantes da pesquisa eram predominantemente do gênero feminino (72,0%), adultos jovens (40,2%), possuindo residência como titulação máxima (53,7%). Consideraram que a dor é um incômodo/sensação desagradável (46,3%) e que a dor crônica é um sintoma (48,8%). Apenas um profissional referiu utilizar o tratamento multimodal para o alívio da dor. A maioria dos profissionais afirmaram que adquiriram conhecimento sobre dor e analgesia após a graduação (79,3%) e que sentem necessidade de formação específica (70,7%).

CONCLUSÃO:

O presente estudo permitiu a realização de um diagnóstico situacional do conhecimento dos profissionais da equipe multiprofissional do hospital, evidenciando que existe inconsistência entre o embasamento teórico dos participantes da pesquisa e seus papéis no manuseio da dor e assistência humanizada.
Biblioteca responsável: BR1.1