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Prevalence of internet gaming disorder and its psychological correlates / Prevalência do transtorno do jogo pela internet e seus correlatos psicológicos
Fini, Bruna Carmeni Di; Porto, Aline Arantes; Silva, Lucas Gomes da; Moura, Péricles Nick Miranda; Oliveira, Thaís DellOro de; Paula, Jonas Jardim de.
Afiliação
  • Fini, Bruna Carmeni Di; Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular. Belo Horizonte. BR
  • Porto, Aline Arantes; Laboratório de Ensino e Pesquisa em Neuropsicologia. Belo Horizonte. BR
  • Silva, Lucas Gomes da; Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular. Belo Horizonte. BR
  • Moura, Péricles Nick Miranda; Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Belo Horizonte. BR
  • Oliveira, Thaís DellOro de; Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular. Belo Horizonte. BR
  • Paula, Jonas Jardim de; Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular. Belo Horizonte. BR
J. bras. psiquiatr ; J. bras. psiquiatr;72(2): 111-117, ab.-jun. 2023. tab
Article em En | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1506603
Biblioteca responsável: BR1.1
ABSTRACT
ABSTRACT Objective To investigate the prevalence of internet gaming disorder (IGD) symptoms in a sample of Brazilian adults, and its association with personality, psychiatric symptoms and psychosocial measures. Methods We evaluated 219 adults online recruited using questionnaires and psychometric scales. We evaluated the behavior and pattern of internet games using the Game Addiction Scale (GAS). We tested the association of the previous measures with the GAS scores by spearman correlations and multiple regression analysis. Results Of our sample, 74% played games online. We found correlations between IGD symptoms and most symptoms of mental disorders, with small or moderate effect sizes, as well as correlations with the personality traits of agreeableness (r = -0.272; p < 0.001), conscientiousness (r = - 0.314; p < 0.001), and neuroticism (r = 0.299; p < 0.001). Additionally, we found a negative association with psychosocial outcomes such as quality of life (r = -0.339; p < 0.001) and life satisfaction (r = - 0.202; p < 0.003). The multivariate model included the personality traits of conscientiousness and agreeableness and symptoms of dissociation and somatization as predictors. The prevalence of IGD was 9% in those who played online games. Conclusion IGD is correlated with different areas of the individual's life, such as personality, quality of life, and several common symptoms of mental disorders. The prevalence can be considered high among players (9%). Conscientiousness, agreeability, somatic symptoms, and dissociative symptoms were associated with the symptoms of IGD.
RESUMO
RESUMO Objetivo Investigar a prevalência de sintomas do transtorno do jogo pela internet (TJI) em uma amostra de adultos brasileiros e sua associação com personalidade, sintomas psiquiátricos e medidas psicossociais. Métodos Avaliamos 219 adultos recrutados on-line por meio de questionários e escalas psicométricas. Avaliamos o comportamento e o padrão dos jogos na internet usando a Game Addiction Scale (GAS). Testamos a associação das medidas anteriores com as pontuações na GAS por meio de correlações de Spearman e análise de regressão múltipla. Resultados De nossa amostra, 74% jogavam jogos on-line. Encontramos correlações entre sintomas do TJI e a maioria dos sintomas de transtornos mentais, com tamanhos de efeito pequenos ou moderados, bem como correlações com os traços de personalidade de amabilidade (r = -0,272; p < 0,001), conscienciosidade (r = - 0,314; p < 0,001) e neuroticismo (r = 0,299; p < 0,001). Além disso, encontramos uma associação negativa com resultados psicossociais, como qualidade de vida (r = -0,339; p < 0,001) e satisfação com a vida (r = - 0,202; p < 0,003). O modelo multivariado incluiu os traços de personalidade de conscienciosidade e amabilidade e sintomas de dissociação e somatização como preditores. A prevalência de TJI foi de 9% entre os que jogavam jogos on-line. Conclusão O TJI está correlacionado com diferentes áreas da vida do indivíduo, como personalidade, qualidade de vida e vários sintomas comuns de transtornos mentais. A prevalência pode ser considerada alta entre os jogadores (9%). Conscienciosidade, amabilidade, sintomas somáticos e sintomas dissociativos estavam associados aos sintomas do TJI.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Prevalence_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies / Screening_studies Idioma: En Revista: J. bras. psiquiatr Assunto da revista: PSIQUIATRIA Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article / Project document País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Prevalence_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies / Screening_studies Idioma: En Revista: J. bras. psiquiatr Assunto da revista: PSIQUIATRIA Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article / Project document País de afiliação: Brasil