Your browser doesn't support javascript.
loading
Quantificação do desperdício de medicamentos na prática clínica / Quantifying the drug waste in clinical practice
Nakazone, Marcelo A; Araújo, Gabriel L. B; Pinheiro, Anielli; Takano, Claudia; Godoy, Moacir F; Souza, Dorotéia R. S.
Afiliação
  • Nakazone, Marcelo A; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto. BR
  • Araújo, Gabriel L. B; Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. São Paulo. BR
  • Pinheiro, Anielli; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto. BR
  • Takano, Claudia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. São Paulo. BR
  • Godoy, Moacir F; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto. BR
  • Souza, Dorotéia R. S; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto. BR
Arq. ciênc. saúde ; 13(2): 77-83, abr.-jun. 2006. tab
Article em Pt | LILACS | ID: lil-465682
Biblioteca responsável: BR13.3
RESUMO

Objetivo:

Analisar medicamentos, incluindo forma de apresentação e preço, visando adequar o produto comercializado à prática de prescrição médica e, conseqüentemente, reduzir gastos governamentais e pessoais.

Métodos:

Foi realizado um levantamento de drogas prescritas clinicamente incluindo nimesulida, paracetamol+ fosfato de codeína, cefalexina, amoxicilina, ciprofloxacino, omeprazol, loratadina e haloperidol. Foram relacionados o princípio ativo, a apresentação, a indicação terapêutica, a posologia, o tratamento administradoe os desperdícios financeiro e medicamentoso. A análise de custo dos medicamentos foi realizada comparando-se medicamentos genéricos com os de referência.

Resultados:

Nimesulida 100mg mostrou variação de preço sem torno de 60% em relação ao Nisulid®. Para cefalexina 500mg o custo variou de 37,5 a 62,2% comparado aoKeflex®. Amoxicilina 500mg apresentou variação de 36,5 a 58% do custo do Amoxil®. Para ciprofloxacino500mg o custo foi de 31 a 58,3% do valor do Cipro®. As variações para omeprazol 20mg foram de 52,3 e 67,1%do valor do Peprazol®. Loratadina 10mg variou seu preço de 57,2 a 65% do Claritin®. A apresentação denimesulida, paracetamol + fosfato de codeína, omeprazol, loratadina e haloperidol mostrou-se em desajusteà prescrição médica para as doenças ora associadas, refletindo em desperdício de dois a oito comprimidos evariação do prejuízo de R$ 0,32 a R$ 13,76.

Conclusões:

A apresentação da maioria dos medicamentosindicados no tratamento de doenças freqüentes na população está em desajuste com a prescrição médica, refletindo em desperdícios medicamentoso e financeiro. Isso confirma a necessidade da elaboração de estratégia para conscientização de indústrias, instituições e profissionais de saúde também na economia terapêutica medicamentosa.
Assuntos
Texto completo: 1 Temas: ECOS / Aspectos_gerais Bases de dados: LILACS Assunto principal: Prescrições de Medicamentos / Padrões de Prática Médica / Controle de Custos / Medicamentos de Referência Idioma: Pt Revista: Arq. ciênc. saúde Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil
Texto completo: 1 Temas: ECOS / Aspectos_gerais Bases de dados: LILACS Assunto principal: Prescrições de Medicamentos / Padrões de Prática Médica / Controle de Custos / Medicamentos de Referência Idioma: Pt Revista: Arq. ciênc. saúde Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil