Your browser doesn't support javascript.
loading
Evolution of the provision of speech therapists in the Brazilian public healthcare system: study on correlations with social indictors in the last decade. / Evolução da oferta de Fonoaudiólogos no SUS: um estudo sobre a correlação com os indicadores sociais no Brasil na última década.
Silva, Raul Philipe Marcos; Nascimento, Cynthia Maria Barboza do; Miranda, Gabriella Morais Duarte; Silva, Vanessa Lima da; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de; Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues.
Afiliação
  • Silva RPM; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife (PE), Brasil.
  • Nascimento CMBD; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife (PE), Brasil.
  • Miranda GMD; Área Acadêmica de Medicina Social e Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife (PE), Brasil.
  • Silva VLD; Departamento de Fonoaudiologia e Programa de Pós-graduação em Gerontologia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife (PE), Brasil.
  • Lima MLLT; Departamento de Fonoaudiologia e Programa de Pós-graduação em Saúde da comunicação Humana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife (PE), Brasil.
  • Vilela MBR; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife (PE), Brasil.
Codas ; 33(2): e20190243, 2021.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-33909758
RESUMO
OBJETIVO: Investigar a correlação entre a oferta de Fonoaudiólogos no Sistema Único de Saúde (SUS) e os indicadores sociais no Brasil, entre 2007 e 2016. MÉTODO: Estudo ecológico, cujas unidades de análise foram as 27 Unidades Federativas (UFs) do país. Foram calculados os indicadores da oferta de Fonoaudiólogos no SUS e a evolução relativa desta oferta no período, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Gini, ambos referentes ao ano de 2010. A correlação foi investigada utilizando o teste de Spearman, com α=5%. RESULTADOS: Em 2007, a oferta de Fonoaudiólogos no SUS foi de 3,55/105 habitantes, com o menor indicador no Amazonas e o maior no Mato Grosso do Sul. Em 2016, este indicador quase dobrou no país, com permanência do menor valor no Amazonas e o maior no Piauí. Ocorreu uma importante evolução relativa da oferta de Fonoaudiólogos no Brasil, neste período, com significativas variações entre as UFs. Houve correlação negativa entre a evolução relativa na última década e o IDH, e positiva com o Índice de Gini. CONCLUSÃO: A evolução da oferta de Fonoaudiólogos no SUS foi maior nas unidades federativas com menor desenvolvimento humano e maior concentração de renda. Não obstante, os resultados referentes a 2016 mostraram a manutenção do status quo, com a maior oferta naquelas unidades federativas com maior desenvolvimento humano.
Assuntos

Texto completo: 1 Temas: ECOS / Aspectos_gerais / Equidade_desigualdade Bases de dados: MEDLINE Assunto principal: Fala / Pessoal Técnico de Saúde Aspecto: Equity_inequality Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Temas: ECOS / Aspectos_gerais / Equidade_desigualdade Bases de dados: MEDLINE Assunto principal: Fala / Pessoal Técnico de Saúde Aspecto: Equity_inequality Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil