Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Aplicação da escala de Braden Q em unidade de terapia intensiva pediátrica / Application of the Braden Q scale at a pediatric intensive care unit

Vocci, Marcelli Cristine; Toso, Lis Amanda Ramos; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(1): 165-172, jan.2017.
Artículo en Portugués | BDENF | ID: biblio-1031857

Objetivos:

aplicar a Escala de Braden Q para verificar o risco de o paciente pediátrico desenvolver úlcera por pressão (UPP), correlacionar importantes variáveis para seu desenvolvimento e estimar a incidência.

Método:

estudo de coorte, com 21 pacientes internados na UTI pediátrica de um hospital público de ensino. A coleta de dados foi feita pela pesquisadora a partir da ficha clínica do paciente e da aplicação da Escala de Braden Q diariamente.

Resultados:

obteve-se que 76,7% possuíam escore de alto risco (<22), 23,3% baixo risco (≥22)para desenvolvimento de UPP e incidência de 28,5%.

Conclusão:

o alto risco de desenvolvimento de UPP constatado sugere a necessidade de estabelecer protocolos voltados para avaliação de risco e prevenção de agravos. Almeja-se que estudos como este que mostram a aplicabilidade e relevância de instrumentos preventivos conscientizem instituições da importância de sua implementação.
Biblioteca responsable: BR9.1