Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil sociodemográfico, comportamental e nutricional de adultos atendidos em uma Clínica-escola de Nutrição em Salvador, Bahia / Sociodemographic, behavioral and nutritional profile of adults attending a School Clinic of Nutrition in Salvador, Bahia

Pfaffenseller, Rebeca Ferreira; Lemaire, Denise Carneiro; Almeida, Vera Ferreira Andrade de; Bahamonde, Nila Mara Smith Galvão.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 16(3): 380-386, dez 19, 2017. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1293351

Introdução:

o levantamento das características da população que frequenta as clínicas-escola de Nutrição é indispensável para a organização do serviço, bem como para o planejamento e a implementação de estratégias de prevenção e controle de agravos nutricionais.

Objetivo:

identificar o perfil socioeconômico, demográfico, comportamental e nutricional de pacientes adultos atendidos em uma clínica-escola de Nutrição em Salvador, Bahia.

Metodologia:

trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado com dados secundários obtidos de prontuários de pacientes adultos atendidos na clínica-escola de Nutrição de uma Instituição Pública de Ensino Superior, no período de julho de 2012 a junho de 2013.

Resultados:

a população do estudo foi constituída por 424 indivíduos, com predominância de sexo feminino (83,7%); faixa etária de 20 a 29 anos (34,4%); autodeclarados pretos (54,2%); solteiros (53,8%); ensino médio completo (34,6%); renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (54,9%), não etilistas (58%) e não tabagistas (96,2%). A prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 37,3% e 35,6%, respectivamente.

Conclusão:

as características sociodemográficas e comportamentais e o estado nutricional, segundo o Índice de Massa Corporal, dos pacientes atendidos na clínica-escola foram semelhantes às descritas em estudos realizados em outros ambulatórios. O conhecimento do perfil dos usuários pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados e planejamento de ações de educação nutricional efetivas.

Asunto(s)

Estado Nutricional
Biblioteca responsable: BR342.1