Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Evaluation of physical and biological properties of conventional glass ionomer cements / Avaliação das propriedades físicas e biológicas de cimentos de ionômero de vidro convencionais

Rosa, Wellington Luiz de Oliveira da; Galarça, Arthur Dias; Immich, Felipe; Araujo, Tiago Schlindvein de; Silva, Adriana Fernandes da; Piva, Evandro.
RFO UPF ; 25(3): 410-419, 20201231. tab, graf
Artículo en Inglés | LILACS, BBO | ID: biblio-1357824
Objetivo: avaliar as propriedades físicas e biológicas dos cimentos de ionômero de vidro convencionais (CIVs). Metodologia: foram avaliados os seguintes CIVs: Fuji IX (GC Europe, Bélgica), Ketac Molar (3M ESPE, Estados Unidos), Maxxion R (FGM, Brasil) e Vitro Molar (Nova DFL, Brasil). O tempo de presa, a alteração dimensional, a radiopacidade, a sorção e a solubilidade em água foram avaliados para todos os materiais. A resistência à compressão foi analisada em intervalos de 1h, 24h, 7 dias e 28 dias; e liberação de íons fluoreto em 3h, 24h e 72h. A viabilidade celular foi avaliada após 24 e 48 horas com células de fibroblastos. A análise estatística foi realizada por meio do software SigmaPlot 12 (Systat Inc, San Jose, CA, EUA), com nível de significância estabelecido em α = 0,05. Resultado: apenas o Fuji IX teve um tempo de presa dentro da faixa recomendada pela Especificação Padrão da ADA 96 (2012), não superior a 6 minutos. Vitro Molar e Maxxion R apresentaram radiopacidade que não estava de acordo com a especificação ADA 96 (2012). Maxxion R e Vitro Molar mostraram uma alteração dimensional estatisticamente semelhante. Quanto às propriedades mecânicas, o Fuji IX foi o único CIV que apresentou aumento da resistência à compressão durante o período de avaliação de 28 dias. O Ketac Molar apresentou a maior viabilidade celular, enquanto o Maxxion R apresentou citotoxicidade severa e o maior valor cumulativo de liberação de flúor. Conclusão: Fuji IX e Ketac Molar apresentaram as propriedades físicas e biológicas mais adequadas entre os CIVs avaliados.(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1