Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflections on the perception of the elderly regarding happiness and money / Reflexões acerca da percepção dos idosos sobre a felicidade e dinheiro

Pichler, Nadir Antonio; Scortegagna, Helenice de Moura; Dametto, Jarbas; Frizon, Dione Maria S; Zancanaro, Milena Paula; Oliveira, Talia Castilhos de.
Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online) ; 22(2): e180185, 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1013593
Objetivo: Descrever e refletir as possíveis relações estabelecidas por idosos entre felicidade e dinheiro. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada a partir de entrevista semiestruturada com 19 pessoas idosas, em seus domicílios, de ambos os sexos, no período de 2017 a 2018, em dois estados da região Sul do Brasil, por meio de análise de conteúdo. Resultados: O que emergiu na voz das pessoas idosas desdobrou-se em duas categorias: O dinheiro como um meio de vida, e O dinheiro não traz felicidade. Os participantes indicaram relações entre felicidade e dinheiro, porque o dinheiro é uma das condições para satisfazer as necessidades básicas da vida cotidiana, mas apareceu como recurso propedêutico à felicidade. Também informaram que a busca obsessiva pelo dinheiro pode gerar fascínio, ansiedade e depressão. Conclusão: Os participantes indicaram que o dinheiro é um meio para viver bem e ser feliz e não foi considerado o objetivo maior de suas vidas. Ele não é promotor de felicidade, mas pode contribuir pela busca da paz, da tranquilidade e a satisfação interior.
Biblioteca responsável: BR1421.1