Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significados da permanência do recém-nascido na UTI após a alta da mãe: estudo fenomenológico heideggeriano / The significance of a newborn stay in the ICU after the mother's discharge: a heideggerian phenomenological study

Tronco, Caroline Sissy; Rodrigues, Andressa Peripolli; Paula, Cristiane Cardoso de; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Padoin, Stela Maris de Mello.
Ciênc. cuid. saúde ; 18(3): e45015, 2019-03-23.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1120146

Objetivo:

Compreender o significado da permanência do recém-nascido pré-termo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal após a alta hospitalar da mãe.

Método:

Estudo fenomenológico, em que foram entrevistadas sete mães cujos filhos estavam internados na unidade neonatal de um hospital universitário, na região Sul do Brasil.

Resultados:

Ao receberem alta hospitalar, as mães ficaram aterrorizadas, pois os filhos permaneceriam internados. Elas descreveram as características dos recém-nascidos pré-ternos e disseram estarem apavoradas, porque os bebês nasceram antes do tempo e eram pequenos, elas desconheciam a unidade e ficavam horrorizadas com os equipamentos. Temerosas elas lidarão com as ocupações do cotidiano de modo impessoal. Considerações finaisEspera-se que as mães sejam integradas aos cuidados nessa unidade, para que compreendam o que está acontecendo, minimizando seus temores e para que se tornem protagonistas das ações para com o seu filho, o que caracteriza o cuidado centrado na família
Biblioteca responsável: BR513.1