Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desejando parir naturalmente: perspectiva de mulheres sobre o parto domiciliar planejado com uma enfermeira obstétrica / Wanting to give birth naturally: women's perspective on planned homebirth with a nurse midwife / Deseando parir naturalmente: perspectiva de mujeres sobre el parto domiciliario planificado con una enfermera obstétrica

Vargens, Octavio Muniz da Costa; Alehagen, Siw; Silva, Alexandra Celento Vasconcellos da.
Rev. enferm. UERJ ; 29: e56113, jan.-dez. 2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1224567

Objetivo:

descrever a escolha do parto domiciliar planejado acompanhado por enfermeira obstétrica em um centro urbano de grande porte, na perspectiva de mulheres brasileiras.

Métodos:

estudo qualitativo guiado pela Grounded Theory. Foram entrevistadas dez mulheres com idade entre 20 e 41 anos que tiveram parto domiciliar planejado acompanhadas por enfermeiras obstétricas. As participantes foram recrutadas por meio de rede social, acessando um grupo de mulheres que escreveram sobre seu parto domiciliar.

Resultados:

Emergiram duas categorias Não vendo possibilidade de parir naturalmente no ambiente hospitalar e Pensando na segurança do parto domiciliar planejado. O hospital representou vários aspectos desfavoráveis como intervenções desnecessárias e solidão. As mulheres consideravam o lar um lugar seguro para parir, conectado aos cuidados de enfermeiras obstétricas.

Conclusão:

mulheres que não desejam parir no hospital, preferindo parir em casa e do ponto de vista dos direitos humanos e dos cuidados desmedicalizados, as enfermeiras obstétricas devem apoiar as mulheres nessa sua decisão.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1