Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores relacionados à adesão ao tratamento anti-hipertensivo: fundamentação a partir da teoria de Imogene King / Factors related to adherence to anti-hypertensive treatment: fundamentals from the theory of Imogene King / Factores relacionados con la adherencia al tratamiento antihipertensivo: justificación basada en la teoría de Imogene King

Oliveira, Deiziane Serafim de; Oliveira, Bárbara Cristina da Silva; Alves, Salmana Rianne Pereira; Torres, Valdicléia da Silva Ferreira; Oliveira, Regina Célia de; Morais, Camila Abrantes Cordeiro.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 24(276): 5622-5631, maio.2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1224638

Objetivo:

Conhecer as percepções de usuários hipertensos diante do tratamento anti-hipertensivo, relacionando-as com os conceitos do sistema interpessoal da Teoria do Alcance de Metas de Imogene King.

Método:

Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 10 usuários hipertensos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados e utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo para análise do material.

Resultados:

Foi possível identificar dois eixos temáticos Viver com Hipertensão Arterial Sistêmica; Dificuldades diante da adesão ao tratamento anti-hipertensivo.

Conclusão:

A necessidade de uso contínuo da medicação, mudanças no cotidiano dos indivíduos e o desconhecimento em relação à patologia, são fatores que podem influenciar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo. Ressalta-se que a relação entre o enfermeiro e o paciente é compreendida como aspecto que contribui para a terapêutica.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2