Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of prenatal care according to indicators for the Prenatal and Birth Humanization Program / Avaliação da assistência pré-natal segundo indicadores do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento

Vaichulonis, Carla Gisele; Silva, Rodrigo Ribeiro e; Pinto, Andreza Iolanda Apati; Cruz, Indianara Rodrigues; Mazzetti, Ana Clara; Haritsch, Luciane; Santos, Karine Vlastuin dos; Stepic, Guilherme Schroeder; Oliveira, Larissa Cano de; Silva, Melquizedek Félix da; Silva, Jean Carl.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 21(2): 441-450, Apr.-June 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1340654
Resumo Objetivos: avaliar a assistência pré-natal prestada a gestantes de baixo risco usuárias do Sistema Único de Saúde da cidade de Joinville - SC. Métodos: trata-se de um estudo observacional transversal realizado de março de 2018 a fevereiro de 2019, mediante entrevista e análise do Cartão da Gestante de puérperas maiores de 18 anos, procedentes de Joinville, que realizaram o pré-natal no SUS, sendo excluídas puérperas desistentes. Avaliou-se a assistência pré-natal mediante critérios preconizados pelo Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento. Resultados: foram entrevistadas 683 puérperas. Os critérios com maiores índices de adequação foram acessibilidade (99,6%), início precoce do pré-natal (92,7%) e realização de 6 ou mais consultas (87,1%) e os critérios que apresentaram as menores taxas de adequação foram o conjunto de orientações (17,7%) e os exames do terceiro e primeiro trimestre (42,5% e 63,5% respectivamente). Conclusão: conclui-se que a assistência pré-natal realizada pelo SUS da cidade de Joinville, não obstante da acessibilidade praticamente universal, do início precoce e da prevalência de puérperas com mais de 6 consultas, demonstrou declínio acentuado na análise dos indicadores preconizados.
Biblioteca responsável: BR663.1