Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de danos neurológicos graves e perfil clínico de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva / Prevalence of severe neurological damage and clinical profile of patients in Intensive Care Unit / Prevalencia de daños neurológicos graves y perfil clínico de los pacientes en la Unidad de Cuidados Intensivos

Cabral, Thaynan Silveira; Busanello, Josefine; Cardoso, Leticia Silveira; Harter, Jenifer; Hummel, Julia Richter; Muniz, Ane Gabrielle.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e72, 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1342112

Objetivo:

identificar os danos neurológicos prevalentes em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva e a relação destes com as características sociais e clínicas, os cuidados e o desfecho clínico.

Método:

estudo transversal com análise de 83 prontuários de pacientes com danos neurológicos e internados no período de 2016 a 2018.

Resultados:

predomínio do Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (55,4%). O Traumatismo Cranioencefálico acometeu apenas homens (16,9%). A Hipertensão Arterial Sistêmica foi a principal comorbidade evidenciada (51,8%). A alteração da força muscular foi o principal sinal de dano neurológico grave (36,2%). A analgesia prevaleceu entre os cuidados intensivos dedicados aos pacientes com danos neurológicos graves (95,1%). Predomínio do óbito como desfecho clínico (85,6%).

Conclusão:

predomina o Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico, especialmente em mulheres. A analgesia é o principal cuidado evidenciado, e a taxa de mortalidade foi superior à dos índices encontrados na literatura.
Biblioteca responsável: BR568.1