Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Jejum pós-operatório prolongado: um problema negligenciado / Ayuno postoperatorio prolongado: un problema negligenciado / Prolonged postoperative fasting: a neglected problem

Tofani, Vinicius; Milhorini, Carolina Rodrigues; Paladini, Giulia Manhaes; Gaspar, Lauany Oliveira; Garcia, Aline Korki Arrabal; Pierotti, Isadora; Conchon, Marilia Ferrari; Nakaya, Thammy Gonçalves; Nascimento, Leonel Alves do; Fonseca, Ligia Fahl.
REME rev. min. enferm ; 26: e1422, abr.2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1387065
RESUMO

Objetivo:

analisar o tempo de jejum e tipo de dieta prescrita para reintrodução alimentar no pós-operatório de diferentes especialidades cirúrgicas.

Método:

estudo quantitativo, retrospectivo, documental e descritivo dos prontuários de pacientes cirúrgicos, com amostra randomizada e estratificada de 464 pacientes, realizado em hospital universitário público de grande porte no Paraná. Realizou-se análise estatística descritiva, apresentando medidas de tendência central e seus intervalos de confiança.

Resultados:

a média de jejum pós-operatório foi de 954h (DP 689), variando de 8 a 30 horas. As clínicas que apresentaram maior tempo de jejum foram cirurgia cardíaca, cirurgia torácica e neurocirurgia, com médias de 1825h, 1445h e 1222h, respectivamente. Quanto à prescrição de dieta no pós-operatório imediato, 51,3% dos pacientes receberam dieta geral, 15,3% dieta leve e 11,9% mantiveram jejum nas primeiras 24 horas após o procedimento cirúrgico.

Conclusão:

o tempo de jejum encontrado nessa instituição excede as atuais recomendações de protocolos nacionais e internacionais, o que implica aumento de desconfortos para o paciente cirúrgico, como sede, fome e estresse, além da insatisfação com o serviço prestado pela equipe de saúde.
Biblioteca responsável: BR21.2