Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing technicians' professional training in patient safety: A mixed-methods study / Formação profissional do técnico de enfermagem em segurança do paciente: estudo misto / Formación profesional del técnico en enfermería en seguridad del paciente: estudio mixto

Rocha, Ruth Cardoso; Avelino, Fernanda Valéria Silva Dantas; Borges, José Wicto Pereira; Araújo, Agostinho Antônio Cruz; Bezerra, Maria Augusta Rocha; Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3819, Jan.-Dec. 2023. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1424043
Resumo

Objetivo:

analisar a formação de técnicos de enfermagem em segurança do paciente.

Método:

estudo de método misto paralelo convergente, em que elementos qualitativos e quantitativos foram concomitantemente implementados e igualmente priorizados, realizado em três colégios técnicos vinculados a uma instituição pública federal do Nordeste brasileiro. No qualitativo, realizou-se entrevista semiestruturada com 24 docentes e aplicou-se a análise temática. No estudo quantitativo, survey, utilizou-se instrumento para rastrear termos sobre segurança do paciente com 84 discentes. A interpretação geral dos dados realizou a combinação dos resultados e balizou-se no Guia Curricular de Segurança do Paciente.

Resultados:

emergiram duas categorias temáticas Compreensão dos docentes acerca do tema segurança do paciente na formação de técnicos de enfermagem e Aplicação e projeção do ensino da segurança do paciente na formação de técnicos de enfermagem. No estudo quantitativo, dos 46 termos rastreadores, predominou a identificação de termos no contexto teórico-prático, nos Cursos A e C, totalizando 36 (78,3%) e 25 (54,3%), respectivamente. No Curso B, destacou-se ensino teórico, com 26 termos (56,5%).

Conclusão:

a formação profissional do discente técnico de enfermagem apresenta foco tecnicista e não contempla, integralmente, no processo ensino-aprendizagem, questões de segurança do paciente e, assim, configura-se desafio para as instituições formadoras e docentes.
Biblioteca responsável: BR26.1