Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Managerial Decision-Making of Nurses in Hospitals: creation and validation of a simulation scenario / Tomada de Decisão Gerencial do Enfermeiro da Área Hospitalar: construção e validação de cenário de simulação / Toma de Decisiones Gerenciales del Enfermero en el Área Hospitalaria: construcción y validación de un escenario de simulación

Ribeiro, Nilva Maria; Leal, Laura Andrian; Ferreira, Maria Verônica Ferrareze; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Ignácio, Daniela Sarreta; Henriques, Silvia Helena.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3768, Jan.-Dec. 2023. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1424044
Resumo

Objetivo:

construir e validar um cenário de simulação clínica sobre a competência tomada de decisão gerencial do enfermeiro hospitalar para estudantes de graduação em enfermagem.

Método:

estudo descritivo e metodológico realizado em uma instituição de ensino superior, com a participação de 10 juízes e cinco atores. Utilizou-se o modelo conceitual de simulação proposto por Jeffries e guias padronizadas da International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning para a elaboração do cenário e do checklist.

Resultados:

o cenário ficou denominado como "Tomada de decisão gerencial do enfermeiro diante de eventos adversos no contexto hospitalar". Construiu-se o script do cenário e o checklist para a sua validação. Realizou-se validação de face e conteúdo do checklist. Posteriormente, juízes de posse do checklist, validaram o cenário que, em sua versão final, ficou composto por Prebriefing (sete itens), Cenário em Ação (18 itens) e Debriefing (sete itens).

Conclusão:

o cenário mostrou-se uma estratégia de ensino capaz de antecipar a realidade do futuro enfermeiro, trazendo autoconfiança na execução de suas atividades, contribuindo para agir de forma crítica e reflexiva durante o processo de tomada de decisão.
Biblioteca responsável: BR26.1