Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Practical Approach to Care Kit: Innovation for nurses' clinical practice in HIV management / Practical Approach to Care Kit: inovação para a clínica do enfermeiro no manejo do HIV / Practical Approach to Care Kit: innovación para la clínica de enfermería en el manejo del VIH

Celuppi, Ianka Cristina; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Costa, Veridiana Tavares; Pires, Denise Elvira Pires de.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3720, Jan.-Dec. 2023. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1424045
Resumo

Objetivo:

analisar a utilização do Practical Approach to Care Kit como uma tecnologia adotada na prática clínica dos enfermeiros no manejo do HIV na Atenção Primária à Saúde.

Método:

pesquisa exploratória e descritiva, ancorada no referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista. A definição dos participantes foi realizada por amostragem inicial, com 12 enfermeiros, e amostragem teórica, com cinco gestores, totalizando 17 participantes. Os dados foram coletados por entrevistas intensivas e análise documental, e foram analisados em duas etapas 1) codificação inicial; e 2) codificação focalizada.

Resultados:

os profissionais identificaram o Practical Approach to Care Kit como uma inovação tecnológica que contribuiu para a ampliação da prática clínica e empoderamento do enfermeiro no manejo clínico da infecção por HIV. Também destacaram sua importância como ferramenta para orientação das diferentes responsabilidades e atribuições no compartilhamento do cuidado, contribuindo para a prestação de práticas baseadas em evidências.

Conclusão:

o Practical Approach to Care Kit é uma inovação tecnológica que transformou a prática clínica do enfermeiro no manejo do HIV, ampliando seu escopo de atividades na realização do diagnóstico, avaliação da condição de saúde e aconselhamento, avaliação da adesão ao tratamento, efeitos adversos e prescrição de exames, medicamentos e imunobiológicos.
Biblioteca responsável: BR26.1