Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Psychosocial impacts of the COVID-19 pandemic among settled women: A longitudinal study / Os impactos psicossociais da pandemia de COVID-19 entre mulheres assentadas: estudo longitudinal / Impactos psicosociales de la pandemia de COVID-19 en mujeres de asentamientos rurales: estudio longitudinal

Oliveira, Jaqueline Lemos de; Almeida, Janaina Cristina Pasquini de; Pauli, Antonio Jose Correa de; Moitinho, Mara Regina; Fiorati, Regina Célia; Souza, Jacqueline de.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3831, Jan.-Dec. 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1424046
Resumo

Objetivo:

analisar os impactos psicossociais da pandemia de COVID-19 entre mulheres brasileiras de assentamentos rurais.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo longitudinal com 13 mulheres assentadas. Os dados foram coletados entre janeiro de 2020 e setembro de 2021 utilizando questionários sobre a percepção do ambiente social (qualidade de vida, apoio social, autoeficácia), sintomas de transtorno mental comum e aspectos sociodemográficos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de agrupamento e de variância.

Resultados:

foram identificadas condições de vulnerabilidade interseccionadas que, possivelmente, exacerbaram os desafios decorrentes da pandemia. O domínio físico da qualidade de vida oscilou diferentemente e inversamente de acordo com os sintomas de transtorno mental. Quanto ao domínio psicológico, no final do segmento, identificou-se em toda a amostra um incremento ao longo do tempo, pois a percepção das mulheres estava melhor do que antes da pandemia.

Conclusão:

a piora na saúde física das participantes merece destaque e, provavelmente, pode estar relacionada à dificuldade de acesso aos serviços de saúde neste período bem como ao medo da contaminação. Apesar disso, as participantes apresentaram-se emocionalmente resilientes em todo o período, inclusive, com sinais de melhora em relação aos aspectos psicológicos, sugerindo um possível efeito da organização comunitária do assentamento.
Biblioteca responsável: BR26.1