Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing evaluation of pediatric preoperative anxiety: a qualitative study / Avaliação de enfermagem da ansiedade pré-operatória pediátrica: um estudo qualitativo? / Evaluación enfermera de la ansiedad prequirúrgica pediátrica: estudio cualitativo

Jerez Molina, Carmen; Lahuerta Valls, Laura; Fernandez Villegas, Victoria; Santos Ruiz, Susana.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3738, Jan.-Dec. 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1424047
Resumo

Objetivo:

explorar e descrever como as enfermeiras perioperatórias avaliam e interpretam o comportamento da criança antes de entrar na sala de cirurgia, identificando as estratégias que utilizam para minimizar a ansiedade e as propostas de melhoria.

Método:

estudo qualitativo descritivo utilizando entrevistas semiestruturadas e observação participante das rotinas diárias. Análise temática dos dados. O estudo segue os critérios recomendados para publicação de artigos da metodologia qualitativa Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research.

Resultados:

quatro temas emergiram dos dados a) avaliação da ansiedade ou comunicação próxima com a criança e sua família; b) analisando o que foi observado; c) controlando a ansiedade e d) melhorando a avaliação ou propostas de melhoria na prática diária.

Conclusão:

as enfermeiras avaliam a ansiedade em sua prática diária por meio da observação e usando julgamento clínico. A experiência da enfermeira é decisiva na avaliação adequada da ansiedade pré-operatória da criança. A falta de tempo entre a espera e o momento de entrar na sala de cirurgia, a escassez de informação que a criança e os pais têm sobre o processo cirúrgico e a ansiedade dos pais, dificultam a avaliação e o controle adequado da ansiedade.
Biblioteca responsável: BR26.1