Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profile and characteristics of violence against older adults during the COVID-19 pandemic / Perfil e características da violência contra a pessoa idosa durante a pandemia COVID-19 / Perfil y características de la violencia contra los adultos mayores durante la pandemia de COVID-19

Ranzani, Camila de Morais; Silva, Sara Cirillo; Hino, Paula; Taminato, Mônica; Okuno, Meiry Fernanda Pinto; Fernandes, Hugo.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3825, Jan.-Dec. 2023. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1424052
Resumo

Objetivo:

identificar o perfil sociodemográfico e as características da violência interpessoal contra a pessoa idosa no primeiro ano da pandemia COVID-19 em uma capital da região sudeste do Brasil.

Método:

pesquisa descritiva, exploratória, com delineamento transversal a partir da análise das notificações de casos suspeitos ou confirmados de violência contra a pessoa idosa, ocorridas entre março de 2020 e março de 2021. Foi realizada a análise estatística univariada e teste exato de Fisher (p<0,05).

Resultados:

houve 2681 notificações no período. As principais vítimas foram pessoas com idade entre 60 e 64 anos, do sexo feminino, brancas e com baixa escolaridade. As ocorrências tiveram maior frequência nos domicílios. As violências físicas e psicológicas foram as mais comuns, com uso de força física/espancamento e ameaça, respectivamente. O agressor era, em sua maioria, do sexo masculino, mais jovem do que a vítima, geralmente filho ou parceiro íntimo. As agressões ocorreram mais de uma vez e foram motivadas por conflitos geracionais. Houve baixo encaminhamento para órgãos de proteção a pessoa idosa.

Conclusão:

o perfil sociodemográfico encontrado evidencia vítimas vulneráveis, sujeitas a muitas formas de violência e com potenciais riscos à integralidade de sua saúde.
Biblioteca responsável: BR26.1