Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Older people's perceptions and experiences of older people with the Sit-to-stand activity: An ethnographic pre-feasibility study / Percepções e experiências de idosos com a atividade Sit-to-stand: Um estudo etnográfico de pré-viabilidade / Percepciones y experiencias de los adultos mayores con respecto a la actividad Sit-to-stand: Un estudio etnográfico de viabilidad previa

Wisnesky, Uirá Duarte; Olson, Joanne; Paul, Pauline; Dahlke, Sherry.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3813, Jan.-Dec. 2023. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1424055
Resumo

Objetivo:

o objetivo deste estudo de pré-viabilidade foi examinar percepções e experiências da atividade de Sit-to-stand com idosos brasileiros residentes em suas casas, no meio urbano.

Método:

o método exploratório foi etnografia focada. Foi utilizada a amostragem intencional para recrutar 20 idosos. Foram utilizados cinco meios de geração de dados inquéritos sociodemográficos, observações participantes, entrevistas informais, entrevistas formais semiestruturadas e notas de campo. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo qualitativo.

Resultados:

a experiência dos idosos com problemas de mobilidade na realização da atividade Sit-to-stand dependia de suas expectativas de mobilidade envolvendo muitos fatores coordenados que, de forma conjunta, influenciaram suas crenças e atitudes em relação à atividade, suas preferências, seus comportamentos e percepções culturais. Os participantes deste estudo pareciam considerar a atividade aprazível; no entanto, as deficiências mais perceptíveis para o engajamento dos participantes na atividade Sit-to-stand surgiram de falhas em suas necessidades pessoais e intrapessoais.

Conclusão:

as recomendações geradas a partir dos achados do estudo convocam a concepção de estratégias de implementação da intervenção Sit-to-stand adaptadas às necessidades dessa população em particular.
Biblioteca responsável: BR26.1