Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Psychometric validation of the care transitions measure (ctm-15) for brazilian use in high-risk puerperal women / Validación psicométrica de la medida de transiciones de cuidado (ctm-15) para uso brasileño en mujeres púperas de alto riesgo / Validação psicométrica da care transitions measure (ctm-15) para uso brasileiro em puérperas de risco

Petersen, Ane Gabriele Poli; Tronco, Caroline Sissy; Casagrande, Denise; Pluta, Pâmella; Winter, Vanessa Dalsasso Batista; Carvalho, Fernanda Fernandes de; Kolankiewicz, Adriane Cristina Bernat.
Texto & contexto enferm ; 32: e20220341, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1442209
RESUMO Objetivo: Analisar a confiabilidade e validade das propriedades psicométricas da escala Care Transitions Measure para uso em puérperas de risco brasileiras. Método: Trata-se de um estudo metodológico. Critérios de inclusão: serem puérperas de risco internadas, com acesso a linha telefônica fixa ou móvel após a alta. Aplicados questionário sociodemográfico, clínico e a Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study à beira do leito. E por telefone, entre sete e 30 dias, aplicada a Care Transitions Measure. A confiabilidade da escala foi testada pelo Alfa de Cronbach. Para testar o modelo proposto, foi realizado o teste de ajustamento do Qui-Quadrado e respetivos graus de liberdade. Fez-se análise fatorial exploratória para verificar alguma possibilidade de estrutura fatorial. Resultados: A Care Transitions Measure apresentou alta consistência interna (0,902) geral e por fatores. O modelo para quatro fatores se mostrou estatisticamente mais ajustado, se comparado ao unifatorial. As cargas fatoriais demonstraram valores superiores a 0,664, apontando para uma contribuição efetiva de cada item. Ainda, ao avaliar a capacidade de discriminação entres as escalas, os resultados apontaram boa capacidade de discriminação. Conclusão: O instrumento apresentou propriedades psicométricas válidas e confiáveis para avaliar a transição do cuidado na perspectiva de puérperas de risco. O modelo para quatro fatores se mostrou estatisticamente mais ajustado.
Biblioteca responsável: BR1.1