Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidadores familiares de pessoas com demência: Tradução, adaptação e validação da Escala de Limites Ambíguos / Family caregivers of people with dementia: Translation, adaptation, and validation of the Boundary Ambiguity Scale / Cuidadores familiares de personas con demencia: Traducción, adaptación y validación de la Escala de Límites Ambiguos

Sousa, Luciana Andreia Costa; Freitas, Célia Maria Abreu de; Tavares, João Paulo de Almeida.
Referência ; serVI(2,supl.1): e22035, dez. 2023. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1449046
Resumo Enquadramento Cuidar de pessoas com demência (PcD) é gerador de stresse entre cuidadores familiares (CF). Uma das situações geradoras desse stresse é a perda ambígua (PA).

Objetivos:

Traduzir, adaptar e validar a Escala de Limites Ambíguos (ELA) para português europeu e determinar as caraterísticas psicométricas da ELA.

Metodologia:

Estudo metodológico a partir de uma amostra de 88 CF de PcD. A consistência interna (CI) avaliada com o Coeficiente de Ômega de McDonald ((), a validade de constructo através da análise fatorial exploratória (AFE) e a validade de critério com a Escala de Perceção de Stresse (EPS).

Resultados:

A ELA apresentou validade conteúdo excelente. A AFE determinou um modelo de dois fatores, explicando 44% da variância, ( de 0,72. Os CF que residem com a PcD apresentam maior PA (t = 2,823, p < 0,01). Correlação significativa positiva e moderada entre a ELA e a EPS (r s = 0,578, p < 0,01).

Conclusão:

A ELA é um instrumento com propriedade psicométrica de CI e validade aceitáveis para a avaliação da PA.
Biblioteca responsável: BR21.1