Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desfechos obstétricos em parto de adolescentes: estudo transversal / Obstetric outcomes in adolescents birth: cross-sectionalstudy

Cabral, Joyce Nunes; Moreira, Ana Paula Assunção; Oliveira, Flávia Silva e; Lopes, Renata Silva; Batista, Amanda Santos Fernandes Coelho; Pires, Ana Cláudia Andrade Cordeiro; Barros, Brenda Luiza Vieira.
Artigo em Português | LILACS, CONASS, Coleciona SUS (Brasil), SES-GO | ID: biblio-1451858
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública mundial e apresenta maior risco de morbimortalidade materna e neonatal.

Objetivo:

analisar os desfechos maternos em adolescentes de risco habitual e alto risco gestacional.

Método:

Trata-se de um estudo transversal realizado com adolescentes com idade entre 10 a 19 anos. A amostra utilizada no estudo foi de 220 adolescentes. Foram utilizados como testes estatísticos o X² e, quando necessário, o teste exato de Fisher ou Mid-P. Foi considerado o valor de p<0,05.

Resultados:

Observou-se que as adolescentes de risco habitual apresentaram gestação não desejada (p=0,033) e lacerações perineais durante o parto vaginal (p<0,001) e as de alto risco tiveram alterações da gestação (p<0,001), episiotomia (p= 0,038) no parto e internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (p=0,015).

Conclusão:

As adolescentes de alto risco gestacional necessitam de uma atenção especializada durante o ciclo gravídico-puerperal, para prevenir alterações gestacionais, quadros clínicos graves, internação em UTI e desfechos neonatais adversos, com intuito de melhorar a qualidade de vida perinatal
Biblioteca responsável: BR1759.1