Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Notificações emitidas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná / Notifications issued by the Paraná Regional Nursing Council / Notificaciones emitidas por el Consejo Regional de Enfermería de Paraná

Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos da; Wall, Marilene Loewen; Zanlorenzi, Gisele Basso; Trigueiro, Tatiane Herreira; Cunha, Elizabeth Sousa da; Carvalho, Aline Lara de; Paixão, Tatiane Taiz da.
REVISA (Online) ; 12(4): 858-870, 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1531173
Objetivo: Levantar e caracterizar as notificações de irregularidades e ilegalidades emitidas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN-PR) entre os anos de 2018 a 2022. Método:Pesquisa documental, com abordagem quantitativa, tendo o COREN-PR como cenário de pesquisa. Foram coletados dados de fonte primária e de domínio público do COREN-PR referentes aos relatórios de fiscalização em que constam os quantitativos de notificações por irregularidades e ilegalidades emitidas entre os anos de 2018 a 2022. Os dados foram analisados mediante análise estatística simples. Resultados:Verificou-se prevalência das notificações de inexistência ou inadequação de documentos relacionados ao gerenciamento dos processos de trabalho do serviço de Enfermagem, inexistência de anotação de responsabilidade técnica do serviço de enfermagem, profissionais de Enfermagem que não registram o processo de Enfermagem contemplando as cinco etapas preconizadas, inexistência ou inadequação dos registros relativos à assistência de enfermagem, inexistência ou ausência de enfermeiro onde são desenvolvidas as atividades de enfermagem e exercício irregular da enfermagem. Conclusão:Conhecer o perfil das notificações emitidas pelo Conselho de Classe representa um norteador para os profissionais de enfermagem direcionarem a sua atuação, em consonância com a legislação de enfermagem vigente, com vistas a um cuidado de enfermagem seguro, ético e qualificado.
Biblioteca responsável: BR2040.1