Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Studies evaluating of health interventions at schools: an integrative literature review / Estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola: revisão integrativa de literatura / Estudios de evaluación de las intervenciones de salud en la escuela: revisión integradora de literatura

Medeiros, Eliabe Rodrigues de; Rebouças, Danielle Gonçalves da Cruz; Paiva, Alany Carla de Sousa; Nascimento, Camila Priscila Abdias do; Silva, Sandy Yasmine Bezerra e; Pinto, Erika Simone Galvão.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 26: e3008, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961181
RESUMO

Objetivo:

identificar e analisar as evidências disponíveis sobre as estratégias utilizadas nos estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola.

Método:

revisão integrativa com busca na LILACS, CINAHL, CUIDEN, ScienceDirect e PubMed. A partir dos critérios de inclusão e exclusão predefinidos foram relacionados 121 artigos para compor a amostra.

Resultados:

predominaram estudos no idioma inglês (97,5%), com abordagem quantitativa (80,2%), referente às intervenções executadas na Região das Américas (54,6%) e Europeia (23,1%). Em sua maior parte, tratam-se de intervenções em formato de programas (70,2%), interessadas em avaliar resultados (73,5%) a partir do julgamento de valor (83,4%). Prevaleceram intervenções com foco em eficácia, nos efeitos ou no impacto e as atividades realizadas nas intervenções estavam voltadas para atividades físicas, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e uso do tabaco, álcool e outras drogas. Estas são trabalhadas através de atividades de acompanhamento clínico, promoção da saúde e prevenção de doenças.

Conclusão:

as evidências apontam que as avaliações das intervenções de saúde na escola focalizam os resultados produzidos em programas mediante o julgamento de valor. As temáticas mais abordadas foram alimentação saudável, atividade física, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, entre outros.
Biblioteca responsável: BR1.1