Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formation and disruption of bonds between caregivers and institutionalized children / Formación y ruptura de vínculos entre cuidadores y niños institucionalizados / Formação e rompimento de vínculos entre cuidadores e crianças institucionalizadas

Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi; Schwartz, Eda; Milbrath, Viviane Marten; Carvalho, Hudson Cristiano Wander de; Lange, Celmira; Soares, Marilu Correa.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.6): 2650-2658, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977661
RESUMO

Objetivo:

compreender a perspectiva de cuidadores acerca da formação e do rompimento de vínculos com crianças institucionalizadas.

Método:

pesquisa qualitativa que utilizou como referencial teórico a Teoria do Apego e o Interacionismo Simbólico, e como referencial metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do estudo 15 cuidadoras de crianças de zero a três anos, de uma instituição de acolhimento infantil do sul do Brasil, no período de abril a julho de 2015.

Resultados:

elaboraram-se três categorias "Vivenciando a formação de vínculo e o apego"; "Rompendo com os vínculos estabelecidos e se desapegando"; "Aprendendo a trabalhar com a formação e a ruptura dos vínculos". Considerações finais é preciso pensar em formas de minimizar os efeitos negativos causados pela formação e pelo rompimento de vínculos. Nesse sentido, a escuta ativa e o oferecimento de suporte psicológico favorecem o compartilhamento das experiências e o fortalecimento emocional das cuidadoras.
Biblioteca responsável: BR1.1