Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assédio moral na atenção básica segundo os profissionais de enfermaemm / Moral harssment in primary care according to nursing professionals / Acoso oral en la atención básica según los profesionales de enfermería

Andrade, Cristiani Garrido de; Leão, Jonathas David Mendes; Costa, Isabelle Cristinne Pinto; Brito, Fabiana Medeiros de; Santos, Kamyla Félix Oliveira dos; Costa, Solange Fátima Geraldo da.
Trab. educ. saúde ; 13(supl.1): 77-90, 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-753209
Resumo Objetivou-se investigar como os profissionais de enfermagem compreendem o assédio moral, bem como identificar essas situações vivenciadas pelos profissionais dessa área, suas causas e consequências para a saúde desses trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, da qual participaram 15 profissionais de enfermagem atuantes em unidades de saúde da família, da cidade de João Pessoa, na Paraíba. A coleta de dados foi realizada no período de abril a maio de 2013 e ocorreu mediante uma entrevista gravada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Da análise do material, emergiram três categorias Assédio moral, conceito e características na visão dos profissionais de enfermagem; Comportamentos de assédio moral experimentados por profissionais de enfermagem; e Consequências do assédio moral. Conclui-se que o assédio moral é disseminado entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, apesar de alguns profissionais discernirem o conceito dessa prática, sendo notória a prevalência do tipo descendente.
Biblioteca responsável: BR15.3