Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Usuários de crack: desenvolvendo estratégias para enfrentar os riscos do uso / Usuarios de crack: desenvolviendo estrategias para enfrentar los riesgos de su uso / Crack users: developing strategies to face the risks of the consumption

Teixeira, Artur Alves de; Kantorski, Luciane Prado; Corrêa, Ana Cândida Lopes; Ferreira, Roberta Zaffalon; Ferreira, Gabriella Bastos; Espírito Santo, Milena Oliveira do.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(2): 2393-2404, abr.-jun. 2015.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-755379
Objetivo: Conhecer as estratégias desenvolvidas por usuários de crack para lidar com os riscos decorrentes do consumo da droga. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A coleta de dados ocorreu no ano de 2011, em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul com cinco usuários de crack que fizeram uso da droga por no mínimo um ano. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com o auxílio de gravador. Resultados: Os principais riscos apontados pelos usuários de crack são o psicológico e físico. Para reduzir os riscos os usuários referiram fazer o uso da droga individualmente, manter o autocuidado, o uso de preservativo, uso de maconha após o uso do crack, o controle da quantidade de droga usada e cuidados com o cachimbo. Conclusão: A maioria dos usuários conhece os riscos decorrentes do consumo da droga, mas nem todos adotam as estratégias de redução de danos.
Biblioteca responsável: BR1208.1