Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos:discurso de médicos residentes / Palliative care: the speech medical residents

Lustosa, Abdon Moreira; Dutra, Fernando; Moreira, Márcia Adriana Dias Meirelles; Evangelista, Carla Braz; Duarte, Marcella Costa Souto; Zaccara, Ana Aline Lacet; Souza, Fernando André Costa de.
Rev. méd. Minas Gerais ; 25(3)julho a setembro.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-763942

Introdução:

os cuidados paliativos são realizados por equipe multiprofissional da qual fazem parte a Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social e a Medicina. E apesar dessa modalidade terapêutica ser indispensável a pacientes fora das possibilidadesde cura, evidencia-se que esses cuidados são pouco divulgados nos cursos de Medicina, o que contribui para falta de conhecimento dos médicos recém-formados.

Objetivos:

investigar o discurso de médicos-residentes acerca das finalidades dos cuidados paliativos.

Métodos:

trata-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 médicos-residentes da área de anestesia e cirurgiade um hospital de João Pessoa-PB. O material empírico foi analisado qualitativamente, mediante a técnica do discurso do sujeito coletivo.

Resultados:

a partir dos discursos dos participantes, foi possível identificar as seguintes ideias centrais os cuidados paliativos visam a melhorar a qualidade de vida do paciente com doença incurável e em fase terminal; são cuidados que buscam propiciar conforto e dignidade ao pacientesem possibilidade terapêutica de cura; e cuidados que propiciam alívio de sintomas, dor e sofrimento do paciente terminal.

Conclusões:

os médicos residentes entendem que os cuidados paliativos visam à melhoria da qualidade de vida, mediante o alívio dos sintomas e o controle da dor, por meio do qual é possível vivenciar e acompanhar o processo do adoecimento com respeito e dignidade, prevenindo o sofrimento desnecessário e intervindo preventivamente.
Biblioteca responsável: BR1.1