Your browser doesn't support javascript.
loading
Estudo duplo-cego randomizado e comparativo entre minociclina e placebo no tratamento da hipomelanose macular progressiva / Randomized, double-blind study of minocycline vs. placebo in the treatment of progressive macular hypomelanosis
Almeida, Ada Regina Trindade de; Nei, Daniela Satico Yoshida; Almeida, Janete Gonçalves de.
Affiliation
  • Almeida, Ada Regina Trindade de; Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. São Paulo. BR
  • Nei, Daniela Satico Yoshida; Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. São Paulo. BR
  • Almeida, Janete Gonçalves de; Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. São Paulo. BR
Surg. cosmet. dermatol. (Impr.) ; 3(3): 219-225, set. 2011. ilus, tab
Article in En, Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-606392
Responsible library: BR1.1
RESUMO

Introdução:

A hipomelanose macular progressiva (HMP) é hipopigmentação comum da pele, porém pouco diagnosticada. Ocorre em todas as raças e tem sido encontrada no mundo todo. Atinge adultos jovens, especialmente mulheres, sendo muitas vezes confundida compitiríase alba e pitiríase versicolor. Caracteriza-se por máculas hipopigmentadas numulares, não descamativas, bem definidas e simétricas, em áreas corporais de maior concentração de glândulas sebáceas (tronco, tórax, abdome e região lombar). Não há tratamento efetivo, e sua etiologia é pouco conhecida, mas recentemente foi descoberta fluorescência vermelha nas lesões, o que sugere a presença de porfirina, produzida pelo Propionibacterium acnes.

Objetivo:

Avaliar a eficácia clínica do uso da minociclina 100mg/dia no tratamento dahipomelanose macular progressiva, comparado com grupo placebo.

Métodos:

Foram incluídos 20 pacientes maiores de 18 anos, com tempo de doença superior a três meses, sem alergias a derivados de tetraciclinas, sem tratamento prévio pelo menos nos últimos três meses, e houve a randomização aleatória em dois grupos (10 pacientes no grupo placebo e 10 no grupo da minociclina). As seguintes avaliações foram realizadas (pré-tratamento, 30 e 90 dias após o término do tratamento) lâmpada de Wood, exame clínico com descrição das lesões além da classificação na escala de cor e fotografias padronizadas.

Resultados:

Dos 20 pacientes incluídos, 18 completaram o estudo. Destes, o grupo que tomouminociclina teve melhora estatisticamente significante (p< 0,05) em comparação ao grupo-controle.

Conclusão:

Minociclina 100mg/dia por 30 dias foi eficaz isoladamente no tratamento da HMP, relacionando o provável papel do Propionibacterium acnes na patogenia da doença.
Key words