Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Satisfação e sobrecarga de trabalho entre profiissionais de equipes da Atenção Primária à Saúde / Satisfaction and work overload among professionals from Primary Health Care teams

Assis, Bianca Cristina Silva de.
Belo Horizonte; s.n; 2019. 124 p. tab, graf, ilus.
Tesis en Portugués | BDENF, LILACS | ID: biblio-1005830

Introdução:

O trabalho na Atenção Primária em Saúde requer competências dos profissionais que atuam na Rede de Atenção à Saúde. A complexidade laboral exigida pelos profissionais das equipes, considerando as relações interpessoais, as vivências de situações de saúde sociais complexas, bem como a imposição de metas verticalizadas, podem resultar em sobrecarga de trabalho e insatisfação profissional. É preciso que haja sintonia entre gestores e trabalhadores, assim como a desconstrução de práticas assistemáticas já instituídas, gerando motivação em busca de melhorias para a qualidade de vida e trabalho desses profissionais, além de melhor qualidade da assistência e cuidados prestados aos usuários.

Objetivos:

Analisar a satisfação e sobrecarga com o trabalho de profissionais das equipes de atenção primária à saúde do município de Ritápolis - Minas Gerais.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, interpretativo, de abordagem mista. A amostra foi constituída de 36 participantes de ambos os sexos, com idades entre 20 e 68 anos, dos quais foram coletados dados demográficos, socioeconômicos e de satisfação e sobrecarga de trabalho. Realizou-se análise estatística descritiva (frequências absolutas e relativas) e multivariada (Regressão de Poisson), com nível de significância de 5% para os dados quantitativos e Análise Temático Categorial para os dados qualitativos.

Resultados:

Os resultados evidenciaram uma baixa exaustão emocional, baixa despersonalização e alta realização pessoal, caracterizando baixo nível de Síndrome de Burnout. A declaração dos participantes esteve entre os níveis indiferente e satisfeito com o trabalho (µ=2,3), destacando a satisfação intrínseca. Conforme a regressão da amostra estudada, a sobrecarga associou-se à insatisfação com o trabalho em 0,5%. Os principais fatos ressaltados pelos profissionais como influenciadores na sobrecarga e insatisfação com o trabalho foram desvalorização salarial, práticas assistemáticas, fragmentação da rede de atenção à saúde e tensão emocional.

Conclusão:

Apesar de baixa sobrecarga e alta satisfação com o trabalho, a maioria dos profissionais relatou a sensação de desvalorização profissional vinculada à questão salarial. Evidenciou-se uma boa relação entre os profissionais e a gestão local, o que reflete positivamente na satisfação com o trabalho e reduz as dificuldades que poderiam impactar negativamente em sobrecarga laboral.(AU)
Biblioteca responsable: BR21.1
Ubicación: BR21.1; T-WA 487.5.H4, ASSA