Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Construção e validação de protocolo para manejo de crianças ventiladas mecanicamente em posição prona / Construction and validation of protocol for the management of mechanically ventilated children in prone position

Silva, Taisa Rodrigues da.
Rio de Janeiro; s.n; 20190000. 127 p. ilus, tab.
Tesis en Portugués | BDENF, LILACS | ID: biblio-1026631
Tipologia/Estratificação do produto A classificação de produção técnica no âmbito deste projeto para a área da enfermagem é T3.

Objetivo:

Construir um protocolo para o manejo de crianças ventiladas mecanicamente em prona e validar o conteúdo do protocolo com a utilização de juízes.

Método:

Estudo do tipo metodológico para a validação do conteúdo de um protocolo assistencial, contemplando três etapas revisão integrativa de literatura, elaboração do protocolo e validação do mesmo com a utilização de sete voluntários como juízes especialistas. Para a seleção dos mesmos, foi utilizada a técnica de amostragem não probabilística chamada "amostragem em bola de neve". Os critérios para compor o time de especialistas foram adaptados com base no sistema de pontuação proposto por Fehring (1994). A concordância entre as respostas dos experts foi obtida por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), adotando como o ponto de corte de > ou = 0.80.

Resultados:

Foram selecionados 16 estudos, a partir da revisão integrativa, que serviram de base para a seleção dos temas que compuseram o protocolo. Cada juiz avaliou um total 49 de itens. A grande maioria deles exibiu IVC de 1 (100%) e nenhum item apresentou IVC < 0,8 (80%). O IVC médio geral do protocolo foi igual a 0,98 (98%) para clareza de linguagem, 0,99 (99%) para pertinência prática e 0,99 (99%) para relevância teórica. Conclusão, aplicabilidade e impacto Os resultados dos IVC sugerem a adequação do protocolo para ser utilizado como instrumento norteador da tomada de decisão no processo de cuidar de crianças ventiladas em prona, a ser empregado por todos os profissionais que exercem suas atividades em terapia intensiva pediátrica, em especial, a equipe de enfermagem
Biblioteca responsable: BR1208.1
Ubicación: BR1208.1