Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

As circunstâncias de criação do diretório acadêmico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1955-1957) / The circumstances of the creation of academic directory of the School of Nursing Alfredo Pinto (1955-1957)

Bessa, Marina do Nascimento; Amorim, Wellington Mendonça.
Rev. enferm. UFPE on line ; 3(2): 405-414, abr.-jun. 2009.
Artículo en Portugués | BDENF | ID: biblio-1032712

Objetivo:

analisar as circunstâncias da criação do Diretório Acadêmico Jurandyr Manfredini da Escola de EnfermagemAlfredo Pinto entre 1955 e 1957.

Métodos:

estudo histórico-social na perspectiva da micro-história, baseado na análisedocumental e no pensamento social de Pierre Bourdieu.

Resultados:

em maio de 1955 o Diretório Acadêmico da Escola deEnfermagem Alfredo Pinto foi denominado Jurandyr Manfredini, a época, médico e um dos porta-vozes autorizados dapsiquiatria dirigia o Serviço Nacional de Doenças Mentais, órgão pelo qual a Escola estava subordinada.

Conclusão:

acriação do Diretório Acadêmico constituiu-se como um novo espaço de luta simbólica, até então ausente dos desafiosadministrativos e pedagógicos enfrentados pela Direção da Escola. Com a aproximação dos alunos de enfermagem aslideranças do movimento estudantil foram criadas as condições para se alterar as regras e regularidades políticas dedominação inscritas na Escola, tal fato significou uma vitória na manutenção do espírito de luta a favor do estudante jáque possibilitou a participação desses em discussões relativas ao ensino, o cotidiano acadêmico, a enfermagem, e vidasocial e política brasileira da época.
Biblioteca responsable: BR9.1