Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Idosos praticantes de atividade física em projetos sociais e a satisfação com a vida / Elderly people practicing physical activity in social projects and life satisfaction

Silva, Patrícia Costa dos Santos da; Terra, Fábio de Souza; Graciano, Alessandra Domingues da Silva; Magalhães, Elen Carolina Rossignolli; Santos, Wanda Aparecida Lopes dos.
Rev. enferm. UFPE on line ; 6(2): 409-416, fev.2012. ilus
Artículo en Portugués | BDENF | ID: biblio-1033466

Objetivo:

avaliar a satisfação com a vida de idosos praticantes de atividade física em projetos sociais.

Método:

trata-sede estudo de caráter descritivo com delineamento transversal realizado com 37 idosos praticantes de atividade física emprojetos sociais no sul de Minas Gerais. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, um destinado àcaracterização da amostra e outro para avaliação da satisfação com a vida. O escore médio, calculado para o instrumentode avaliação da satisfação com a vida, consistiu na atribuição de valores às “respostas nominais”, de tal forma que sepossibilitasse entender a variação entre elas e estabelecer uma resposta que representa a percepção da maioria dosentrevistados. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade José do Rosário Vellano(Protocolo n. 269/2010).

Resultados:

com relação ao tempo de participação em projetos sociais, constatou-se que 32,4%dos indivíduos participam de projetos voltados a atividade física há 3-4 anos. Em relação às doenças crônicas apresentadaspelos idosos, constatou-se que 86,4% possuem alguma doença, sendo a hipertensão arterial a mais relatada. Considerandosea satisfação com a vida, encontrou-se um escore total médio de 3,88; no aspecto saúde física, o escore foi de 3,94; noaspecto saúde mental, 3,81; no aspecto capacidade física, 3,66; e no envolvimento social, 4,14.

Conclusão:

a atividadefísica, juntamente com a participação em projetos sociais, possibilita a ressocialização do idoso, melhorias em suaqualidade de vida e promoção da cidadania.
Biblioteca responsable: BR9.1