Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil clínico-epidemiológico de pacientes em ventilação mecânica internado sem unidade de terapia intensiva / Clinical and demographic characteristics of patients on mechanical ventilation in the intensive careunit

Melo, Elizabeth Mesquita; Santos, Ariane Moreira Maia dos; Silveira, Felícia Maria Matias; Sombra, Raiany Leite Souza; Alves, Rafaella Lemos; Lima, Violeta Frota.
Rev. enferm. UFPI ; 4(3): 36-41, jul.-set.2015. tab, graf
Artículo en Portugués | BDENF | ID: biblio-1033811

Objetivo:

analisar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes em uso de ventilação mecânica internados em unidade de terapia intensiva.

Métodos:

estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em duas unidades de terapia intensiva, Fortaleza-Ceará, com 86 pacientes. Dados coletados a partir dos prontuários dos pacientes, de abril a julho de 2014, analisados por meio da estatística descritiva, expostos em figuras e tabelas.Estudo baseado na Resolução 466/12, aprovado com parecer no. 037/2011.

Resultados:

observou-se predominância do sexo masculino (62,8%) e média de idade de 54,27 anos. Quanto ao diagnóstico médico, o mais evidenciado foi a aids (32,55%), seguida das pneumopatias (18,63) e da insuficiência respiratória (11,62%). Em relação ao dispositivo utilizado para a conexão do paciente ao ventilador mecânico,82,6% utilizou tubo orotraqueal. Mais da metade dos pacientes utilizou drogas vasoativas (54,65%), sendo a noradrenalina a mais usada. Referente ao uso de sedação e/ou analgesia, mais da metade utilizou as duas classes de drogas em conjunto. A avaliação neurológica dos pacientes foi realizada na maioria das vezes por meio da Escala de Ramsay, com pontuação média de 5,16.

Conclusões:

o estudo possibilitou a caracterização dos pacientes em uso de ventilação mecânica, contribuindo para a qualificação da assistência.
Biblioteca responsable: BR5.1